Segurança do trabalho: importância coletiva numa empresa

Muitas pessoas ainda perguntam o que é segurança do trabalho. De acordo com o Wikipedia, o conceito de segurança do trabalho nada mais é do que um conjunto de normas que foram estabelecidas com ações e medidas de prevenções, afim de realizar melhorias no ambiente de trabalho e prevenir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho em geral.


Essas ações denominadas de medidas de prevenção são em sua maioria de caráter técnico, ou seja, elaboradas de forma técnica para serem implantadas de acordo com a demanda de cada ambiente de trabalho, sejam eles produtivos ou não. Além disso, elas podem serem de caráter administrativo também, organizacionais, de engenharias, ambientais, educativas e até de higiene educacional.
Lembrando sempre que a principal característica da área da segurança do trabalho é sempre promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Ter qualidade de vida é ter condições que possam contribuir de uma forma sistêmica para o aumento do bem estar físico, emocional e psíquico nos indivíduos de uma sociedade coletiva. Assim como toda legislação, as normas de segurança do trabalho também possuem suas próprias diretrizes e são devidamente regulamentadas pela Portaria GM n.º 3.214 do Ministério do Trabalho. A Portaria GM n.º 3.214 do Ministério do Trabalho de 08 de junho de 1978 estabelece essas Normas Regulamentadoras e as denominam como NR’s, as quais normatizam ações e atividades de segurança do trabalho nos ambientes de trabalho em geral.
As empresas públicas ou privadas e órgãos públicos que mantém empregados sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho no geral, têm obrigação de seguir essas normas ao implementarem ações de melhoria e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
As atividades e ações de segurança do trabalho possuem vários caráteres dentro de uma organização, mas os principais são: prevenir acidentes dentro e fora do ambiente de trabalho, prevenção de doenças ocupacionais no ambiente de trabalho, diminuir as condições consideradas inseguras no trabalho, preparar o trabalhador na prevenção de acidentes, promover condições não só de melhoria física mas também psíquica e emocional no ambiente de trabalho, promover condições de melhoria e eficiência na produtividade, entre outras. Com isso, cabe ao empregador também fazer cumprir as obrigações legais e regulamentares a respeito de segurança e medicina do trabalho.

De fato, é difícil mensurar a importância da segurança dentro de um ambiente de trabalho, pois a saúde e bem estar dos empregados não têm preço, pois a produtividade de uma empresa dependem exclusivamente do bem estar dos funcionários, porque colaboradores  e clientes saudáveis em um ambiente de trabalho seguro e agradável produzirão mais e com melhor qualidade.
Além do aumento da produtividade no ambiente de trabalho, os investimentos realizados na segurança do trabalho levam a evitar gastos decorrentes de acidentes e doenças do trabalho futuramente também. Pesquisas revelam que investimentos feitos na área de segurança do trabalho, como no Curso de Operador de Trabalho em Altura, por exemplo, faz com que a organização fique consciente de sua importância social, e consequentemente valorizam seus colaboradores e operadores de um modo geral.
Por isso, a segurança no trabalho deve ser feito de forma efetiva e consciente para englobar toda a organização, incluindo todos os setores para que assim haja uma coletividade de participação nos interesses que governam os métodos de segurança a serem implementados.

Para saber mais informações a respeito da área de segurança do trabalho acesse: http://mundialcursos.com.br/

100% livre seus dados estão seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!